Raulino Júnior AXÉ que canta!: como e por que

 Compositor cria projeto para divulgar suas músicas

Capa oficial do projeto “Raulino Júnior AXÉ que canta!”: foto foi feita pelo próprio compositor, numa sessão realizada em 11 de maio de 2020, na sua casa, em Salvador.

No mês passado, especificamente no dia 13, o compositor Raulino Júnior anunciou nas suas redes sociais digitais que faria um novo projeto musical, com estreia em julho. Hoje, exatamente um mês depois do anúncio, ele deu mais detalhes sobre o que será: trata-se do projeto Raulino Júnior AXÉ que canta!, no qual pretende cantar as suas próprias músicas. “Na verdade, sempre usei as minhas redes para cantar as minhas músicas. Era uma forma de divulgá-las e de ter prazer, porque adoro cantar. Agora, ainda levado por esses mesmos motivos, pretendo fazer vídeos mais elaborados. A ideia é gravar ‘clipes’ cantando (em playback, é importante ressaltar!) algumas músicas que já gravei em estúdio. Tenho umas guardadas, que pretendia inscrever em festivais e até que já enviei para alguns artistas que admiro e que têm identidade com elas”, explica.

“Raulino Júnior acha é que canta”

O nome do projeto carrega um deboche e uma ambiguidade que são percebidos de cara. O compositor esclarece: “Eu quis brincar com isso mesmo. Acho engraçado levar a vida assim, de forma leve e sem se levar a sério. Acho que quem não se leva muito a sério é mais feliz na vida. Estou lendo a autobiografia de Rita Lee e isso fica bem evidente na narrativa dela. Eu não sou cantor, gosto de cantar. Uma coisa é diferente da outra. Tenho plena consciência disso. Então, brinquei com a frase ‘Raulino Júnior acha que canta’ e usei a palavra Axé no lugar do verbo, para remeter ao gênero que gosto desde que eu me entendo por gente e que, musicalmente falando, me identifico muito.  Aí, gerou essa coisa ambígua, de achar que canta e de cantar Axé. Ou seja, ‘Raulino Júnior acha é que canta'”, diverte-se. Mas, no projeto, só terá axé music? “Não. Tenho músicas de todos os gêneros e pretendo incluí-las no projeto. O Axé do título foi de propósito, para gerar essa confusão mesmo. E porque é o gênero que eu sou”, filosofa.

Romântico Condoreiro

O projeto nasceu em 2017 e foi pensado para outro formato e ocasião. Entretanto, com a pandemia do novo coronavírus, o compositor decidiu implementá-lo logo agora. “Essa pandemia trouxe uma urgência para tudo. Tudo está muito indefinido. Então, temos que colocar as nossas ideias em prática, porque o amanhã pode nem chegar”, reflete.

Publicação feita no Facebook do compositor, em 27 de abril de 2017, já prenunciava o projeto Raulino Júnior AXÉ que canta! Imagem: captura de tela.

Nesse sentido, Raulino pretende publicar os clipes musicais nas suas redes a partir de 13 de julho, data em que se comemora o Dia do Cantor. As publicações sempre vão acontecer no dia 13 de cada mês, até acabar o estoque de música. “Pretendo fazer várias temporadas do projeto. Essa é a primeira. O objetivo maior é divulgar as minhas músicas e cantar mesmo. Claro que vou aproveitar o ensejo e enviar os clipes para alguns artistas, empresários e produtores musicais. Não custa nada, não é? Quem sabe alguém se interessa e grava? Eu sou sonhador, mas tenho os pés no chão. Se não rolar, não me frustro. A potência está no fazer. Sou um romântico condoreiro“, encerra, referindo-se à fase mais engajada do movimento literário que, no Brasil, teve início em 1836.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s