Reality musical “Toca o Som” coloca o trio na rua e Raulino Júnior é uma das atrações

Compositor participa de iniciativa que tem como objetivo renovar a cena da música de Carnaval

“Superconceito”, diz Raulino Júnior sobre o card de divulgação do Toca o Som. Arte: Somos Carnaval

O reality musical Toca o Som, promovido pela plataforma de conteúdo e comunidade de foliões Somos Carnaval, capitaneada pelo brasiliense Augusto Rabelo, deu início à sua primeira fase nesta quarta-feira, coincidentemente, Dia do Compositor Brasileiro. Com o objetivo de revelar novos artistas da cena carnavalesca, o reality conta com 61 participantes de todo o Brasil e Raulino Júnior é um deles. O compositor, que se mostra feliz só em participar, considera a iniciativa revolucionária: “Eu achei a ideia muito bacana! Revolucionária mesmo! Um reality voltado especificamente para o gênero musical que predomina nos carnavais, no intuito de renovar a cena, foi uma sacada muito boa. Por isso, me inscrevi e estou muito feliz em participar desse movimento com tantos talentos do nosso país”.

Raulino participa do Toca o Som com AxéPB, música composta em 2018 e gravada em fevereiro deste ano, no HF Studios, em Salvador. A produção e direção musical foram feitas por Adrian Estrela, da Parte A Produções. “Li o regulamento e achei que AxéPB era a música mais adequada para defender no reality. Ela faz uma reverência ao Axé, tem letra interessante e respeita a natureza percussiva do gênero. Vamos ver no que vai dar. Saber que pessoas da área, que entendem, vão escutar a música, já me deixa muito feliz”. O compositor se refere a Tuca Fernandes, Bimba (Harmonia do Samba), Gil Alves e Paulinho Rocha, que serão jurados do reality. 

Como vai funcionar

somoscarnaval

O Toca o Som vai seguir a lógica de projetos da mesma natureza, mas a organização não quer gerar o clima de competição.  De acordo com Rabelo, o intuito é que todos os artistas saiam mais fortes depois da participação no reality, que será totalmente virtual.  “A gente vai fazer um processo de exposição, de análise, de resenha, mas tudo positivo, tudo respeitoso, tudo muito dentro da lógica do projeto”, explica num dos vídeos publicados no Instagram para divulgar a iniciativa. E você, que está lendo esta matéria, será fundamental para dar essa força. Isso porque toda semana terá uma “batalha” musical nos perfis @tocaosomnacao e @somoscarnaval, no Instagram, e o público vai votar na música preferida, que seguirá para a próxima fase. Além dos jurados, uma Comissão Especial de Foliões também vai participar da votação e terá grande influência nas etapas do reality. Então, ajude nessa renovação! A seguir, veja a letra e o clipe de AxéPB, curta, comente e torça por Raulino!

AxéPB
(Raulino Júnior)

Axé Popular Brasileiro
Axé de quem samba em terreiro
Axé com o samba no pé
Com a palma da mão
Eu sou bom de pandeiro

A nota fez eco no som
Tambor, no Pelô, já se ouviu
São mestres e mestras
Fazendo a festa
No então Carnaval que surgiu

O toque da mão é central
Vem da percussão a matriz
A ginga envolvente
Que toma essa gente
Emana alegria num triz

Axé Popular Brasileiro
Axé de quem samba em terreiro
Axé com o samba no pé
Com a palma da mão
Eu sou bom de pandeiro

Batuque é na cidade-som
Aqui, cem poetas ou mil
Escrevem os versos
Que alegram o povo
Nas ruas sedentas por trio

Axé Popular Brasileiro…

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s