Raulino Júnior é um dos finalistas de concurso de música promovido por rádio de Portugal

Compositor é finalista do concurso #FicaEmCasaEFazUmSom, da Rádio ZucaTuga, com rap Sonho

Raulino Júnior concorre a prêmio com rap Sonho, feito em julho deste ano. Imagem: captura de tela feita em 12 de outubro de 2020

O rap Sonho, do compositor Raulino Júnior, passou pelo crivo de Júlio Fejuca (Sambô) e dos integrantes da banda portuguesa Os Azeitonas e é uma das músicas finalistas do concurso #FicaEmCasaEFazUmSom, promovido pela Rádio ZucaTuga, de Portugal. O resultado saiu hoje e Raulino ainda não acredita que foi para a final. “Eu estou muito feliz! Sem acreditar! Sonhar vale mesmo a pena e faz a gente ir além! Que alegria! Agradeço a Deus, à minha família, amigos e colegas, que torceram e me ajudaram a chegar até aqui”, comemora. Além de Raulino, estão na final Samira Chamma (Eu Quero), Bruno Lima (O Melhor Lugar), Guto Rabello (Zangão Sonhador), João Ferreira (Clementina) e Passarin (Mudanças). Os finalistas participarão de um documentário sobre o concurso e de uma live, prevista para acontecer no dia 18 de outubro, quando os premiados serão conhecidos. Veja, a seguir, o vídeo oficial da Rádio ZucaTuga, com o anúncio dos finalistas.

Sonho

O rap, composto em 22 de julho deste ano, fala sobre a importância da resiliência no combate ao racismo e do quanto o silenciamento é uma estratégia para fazer com que a pessoa deixe de sonhar e de buscar os seus objetivos. “Eu agradeço muito a Deus por ter me usado de instrumento para trazer Sonho ao mundo. A letra é forte, fala de mim e de parte do meu povo, que luta por reparação e justiça social, de fato. Sem conchavos nem malandragens. Isso tudo sem nunca perder a possibilidade de sonhar. Estou muito feliz só em ter chegado até esta fase do concurso. Isso diz muito para mim. É uma prova de que eu tenho que seguir lutando e sonhando, como sempre fiz na minha vida”, reflete o compositor. Esse é o 2º reconhecimento público de Sonho. A música também foi selecionada para participar do Festival CultivAR-TE, uma iniciativa da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).  No vídeo abaixo, você escuta o rap.

Premiação

O artista escolhido como vencedor terá a música produzida pela Rádio ZucaTuga, por Fejuca (que já produziu Liniker, Emicida, Rael e Maria Bethânia) e por João Salcedo (que integra Os Azeitonas e já produziu Luisa Sobral e Tiago Nacarato, artistas portugueses). Além disso, gravará um videoclipe com a produtora Ritmo Visual Filmes, que já foi premiada em Cannes. Mais quatro artistas também terão as suas canções produzidas: o segundo e o terceiro colocados, na avaliação dos jurados; e mais dois, entre os quarenta inscritos, que serão escolhidos pelas produtoras de som Sonido e Casa de Som, que firmaram parceria com a produção do concurso. 

Rádio ZucaTuga

A imagem pode conter: texto que diz "RÁDIO ZUCA TUGA WWW.RADIOZUCATUGA.PT A web rádio dos brasileiros em Portugal."

Com o slogan “A web rádio dos brasileiros em Portugal”, a Rádio ZucaTuga é  oriunda de uma pesquisa científica envolvendo a Universidade de Coimbra (UC) e a Universidade de São Paulo (USP). Ela entrou no ar em 29 de fevereiro deste ano. Trata-se de uma das ações da pesquisa de doutorado do brasileiro Felipe Rocha. Intitulada Web Rádio e Produção Partilhada do Conhecimento: Uma experiência RadioActiva com a Comunidade Brasileira em Portugal, a investigação, entre outros objetivos, visa entender como a web rádio pode ser usada em benefício da comunidade. Pelo cronograma, será concluída em 2022. 

Você também ficou curioso(a) para saber o motivo do nome da rádio? Se sim, a gente explica: “zuca” é a redução da palavra “brazuca”; e “tuga”, da palavra “portuga”. Tanto “brazuca” quanto “portuga” são termos usados de forma pejorativa para se referir, respectivamente, a brasileiros (por portugueses) e a portugueses (por brasileiros). Felipe fez a junção, ficou ZucaTuga.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s