Em live com Geração Black, Raulino Júnior fala de música, educação e apresenta “Agudá e Amarô”, composição mais recente

Bate-papo destacou a trajetória do compositor

Alex Black e Raulino Júnior. Imagem: reprodução do vídeo

O compositor Raulino Júnior foi o convidado de hoje da série de lives promovida pelo Geração Black, projeto social que nasceu em 2016 e, entre outras coisas, tem como objetivo evidenciar a autoestima e autoafirmação do povo negro. O bate-papo foi conduzido por Alex Black, idealizador da iniciativa.

Durante a conversa, Raulino falou sobre o seu ingresso no magistério, os desafios de ser professor nos dias atuais e como se dá a sua relação com os educandos. Além disso, falou como usa a música nas suas atividades pedagógicas e de quando começou a compor. O compositor cantou algumas de suas canções, como DR, Sonho e Vibe Positiva, e também músicas que usa na sala de aula para introduzir alguns conteúdos, como Ô meu pai, gravada pela banda Ara Ketu; e Mais uma vez, que ficou mais conhecida na gravação de Renato Russo. “Adorei participar da live! Foi muito bacana! A turma da Geração Black trouxe questões importantes para o debate acerca de música e educação. Foi muito gratificante participar”.

Raulino Júnior: música na vida e na sala de aula

O artista aproveitou o ensejo para apresentar o ijexá Agudá e Amarô, sua composição mais recente. “Terminei no dia 6 de novembro. É uma música que começou pelo refrão. Eu li o livro Áfricas no Brasil, de Kelly Cristina Araujo, em 2016, e me deparei com a história das comunidades de raízes brasileiras que existem na África. Não sabia disso. Achei os nomes agudá e amarô muito sonoros, cheios de musicalidade. Daí, veio o refrão. Fiquei com ele na cabeça e concluí a música nesta semana”, explica. Ainda acrescenta: “Agudá e amarô são os nomes atribuídos aos povos de comunidades com raízes brasileiras na África. No Benim, são chamados de agudás; na Nigéria, de amarôs”. Veja, abaixo, a letra da nova composição e assista à gravação da live.

Agudá e Amarô
(Raulino Júnior)

Agudá, agudá, agudá
E amarô
Amarô, amarô, amarô
E agudá

Bahia nagô, na vida
Bahia nagô, é lida
Bahia nagô, bem-vinda
Bahia nagô, é linda

Agudá, agudá, agudá
E amarô
Amarô, amarô, amarô
E agudá

Nigéria e Benim, é vida
Nigéria e Benim, partida
Nigéria e Benim, saída
Nigéria e Benim, guarida

Agudá, agudá, agudá
E amarô
Amarô, amarô, amarô
E agudá

Ôiô, iô
E amarô
Ôiá, iá
E agudá

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s