Canção composta em 2013 personifica o sentimento amor

Raulino Júnior totalmente envolvido com o samba-bossa O Amor. Imagem: reprodução do vídeo
No sétimo vídeo do projeto Raulino Júnior AXÉ que canta!, que foi divulgado hoje, o compositor Raulino Júnior apresenta o samba-bossa O Amor, composto em setembro de 2013. A canção foi gravada em 2015, no Instituto de Música Vanessa Paixão, em Salvador, com produção e direção musical de Alberto Lessa. A música já esteve em duas iniciativas culturais: 1ª) em janeiro de 2018, foi uma das 20 classificadas na 2ª edição do Festival de Samba do Bloco Alerta Geral, tradicional agremiação carnavalesca de Salvador. Foi o primeiro concurso em que o próprio Raulino Júnior foi intérprete de sua música. Na ocasião, fez uma apresentação ao vivo e com banda. Num dos ensaios, o experiente músico Marcos Bezerra classificou O Amor como sendo um samba-bossa, o que fez Raulino passar a usar a nomenclatura a partir de então; 2ª) no mesmo mês, a letra da canção foi publicada na Antologia Literária Amor, Paixão, Loucura, da Litteris Editora, fruto de um concurso cultural lançado em 2015.
Em O Amor, Raulino fala do convite do sentimento para ser feliz e ter alegria, mesmo diante das adversidades. “A música nasceu com o refrão. Ele veio todo para mim, com essa ideia do amor personificado. Depois, acrescentei as outras partes. O Amor tem versos muito emblemáticos, que servem de guia e que me estimulam. Gosto de ‘Que eu teria mil motivos pra me magoar/Mas também mais de um milhão para poder sorrir’; ‘Me mostrou Felicidade onde eu não soube ver/Que o problema é bem pior do que a solução’ e ‘O Amor me transformou, guiou meu coração/Me tornou um ser melhor do que eu podia ser’. A canção também tem um quê de simbolista. Principalmente, no uso das maiúsculas alegorizantes”, explica, se referindo ao Simbolismo, que, no Brasil, teve início no final do século XIX.
Penúltimo vídeo do projeto
O vídeo de O Amor é o penúltimo do projeto Raulino Júnior AXÉ que canta!, que tem como objetivo principal divulgar as músicas do compositor. No mês que vem, haverá o encerramento. Desde julho do ano passado, sempre no dia 13 de cada mês, o compositor publica clipes musicais nas suas redes sociais digitais. “Quero divulgar as minhas músicas, brincar de cantar e enviar os clipes para artistas que tenham identidade com as canções. Quem sabe eles gravam?”, indaga o esperançoso artista.

Raulino Júnior em O Amor: letra com mensagens estimuladoras. Imagem: reprodução do vídeo.
Uma oficina-show, que será levada para colégios de Salvador, também está prevista no projeto. A seguir, você confere a letra e o clipe de O Amor.
O Amor
(Raulino Júnior)
O Amor me convidou para ser feliz
E chamou a Alegria para me alegrar
Pôs um toque de Carinho para me vestir
E um pouco de Razão para me acompanhar
A Esperança, ele disse, que é pra temperar
A Saudade, me falou, que sempre ia vir
Que eu teria mil motivos pra me magoar
Mas também mais de um milhão para poder sorrir
O Amor me acostumou a viver sempre assim:
bem demais, querendo paz e rindo sem razão
Me mostrou Felicidade onde eu não soube ver
Que o problema é bem pior do que a solução
O Amor me transformou, guiou meu coração
Me tornou um ser melhor do que eu podia ser
Inspirou-me a escrever uma linda canção
E falou que o meu destino era ser de você
O Amor me convidou para ser feliz
E chamou a Alegria para me alegrar
Pôs um toque de Carinho para me vestir
E um pouco de Razão para me acompanhar…