Raulino Júnior apresenta trabalho sobre música no evento “Cultura e Negritude”, da UFRB

Compositor analisou músicas de Gonzaguinha e Negritude Júnior

Raulino Júnior durante a apresentação do trabalho no Cultura e Negritude 2021. Imagem: captura de tela.

Hoje, no evento Cultura e Negritude, programa interdisciplinar vinculado ao Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), o compositor Raulino Júnior apresentou um vídeo-pôster em que analisou as músicas É, de Gonzaguinha; e Gente da Gente, da banda Negritude Júnior. Ele fez o estudo com base na Análise Crítica do Discurso (ACD), de Norman Fairclough, que considera as condições de produção, a prática discursiva e a prática social. “Foi uma experiência muito boa! Adorei! Me deixou muito feliz! A pesquisa ainda não está concluída e o vídeo está disponível no meu canal do YouTube, como mais uma forma de democratizar o conhecimento acadêmico. Quem tiver interesse pelo tema, fique à vontade para assistir e trazer contribuições”.

No trabalho, intitulado É Gente da Gente: o discurso de músicas populares como denúncia de desigualdades sociais, Raulino faz uma análise das letras das canções e associa tudo ao contexto histórico e político em que elas foram criadas. Além disso, fala sobre os artistas, identificando os motivos que justificam os discursos deles em cada obra. Quem acompanhou a apresentação, gostou da reflexão feita pelo compositor. Na imagem a seguir, isso fica evidente.

No dia 30 de junho, Raulino inicou a graduação em Licenciatura em Música Popular Brasileira, na UFRB. Com o curso, pretende aprimorar os seus conhecimentos do universo musical. “Estou muito feliz. Durante esses quatro anos, vou me dedicar aos estudos de música. Estou muito empolgado e tenho certeza de que o curso vai abrir portas e me ajudar nas composições”, finaliza. Abaixo, segue o vídeo da participação de Raulino no Cultura e Negritude 2021.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s