Compositor Raulino Júnior ingressa no curso de Licenciatura em MPB da UFRB: “A Música é Mãe. Não é à toa que começa com ‘M’. Estou muito feliz!”

Depois de encerrar o bem-sucedido projeto Raulino Júnior AXÉ que canta!, o compositor Raulino Júnior decidiu se dedicar ainda mais à arte musical: vai estudar Licenciatura em Música Popular Brasileira (MPB), na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O curso, oferecido na modalidade de Educação a Distância (EaD), tem período mínimo de integralização de oito semestres e está vinculado ao Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) da instituição. Na grade, disciplinas como Diversidades, Cultura e Relações Étnico-Raciais, Escrita e Leitura Musical, História e Apreciação da Música Popular, Ritmos Brasileiros de Matriz Africana, Composição e Arranjo, Etnomusicologia, Música Indígena Brasileira, Música Popular Baiana de Massa: Práticas e Vivências, Canção Brasileira: Aspectos Analíticos e Criativos.

O resultado foi publicado hoje, no site da UFRB, e as aulas estão previstas para começar no dia 28 de junho. “Estudar MPB vai ser fundamental para a minha formação como professor e como compositor. Eu tenho muito apreço pela música feita no nosso país. Com a internet, a gente pode conhecer mais facilmente manifestações de outros lugares. A Música, com eme maiúsculo mesmo, é muito acolhedora. Fui acolhido nos últimos anos, porque Música é Mãe, não é? Não é à toa que começa com ‘M’. Estou muito feliz!”, comemora.

Processo seletivo

Raulino, que além de compositor, é professor, jornalista e produtor cultural, se inscreveu no processo seletivo da UFRB na categoria de Público Específico, voltada para professores. Para ingressar, teve que escrever uma Carta de Intenção em que abordou a trajetória acadêmica, a visão sobre a necessidade de formar professores da educação básica, a experiência profissional e as expectativas para o curso. A seguir, leia a produção submetida pelo compositor:

O objetivo desta Carta de Intenção é pleitear uma vaga no curso de Licenciatura em Música Popular Brasileira (MPB). Para isso, vou falar sobre a minha vida acadêmica, meu tempo de atuação como professor da educação básica, opinar sobre a importância de formar professores e revelar as minhas expectativas em relação ao curso, evidenciando o quanto ele vai contribuir para a minha vida profissional.

Com exceção do Ensino Fundamental I, que fiz em colégio particular, toda a minha escolarização foi feita em instituições públicas. Como gosto de estudar, fiz três graduações: Letras Vernáculas (Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS), Jornalismo e Produção em Comunicação e Cultura (Universidade Federal da Bahia – UFBA). No âmbito da pós-graduação, fiz especialização em Estudos Linguísticos (UEFS) e, em 2020, concluí o mestrado em Educação e Contemporaneidade, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Ingressei no magistério público do Estado da Bahia em 2003, através do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). Em 2006, fiz o concurso e me tornei servidor do quadro efetivo. Atualmente, sou professor de Língua Portuguesa e Redação, no Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas, que fica em Salvador. Sócrates dizia: “Mais inteligente é aquele que sabe que não sabe”. Nesse sentido, a formação de professores é uma ação importantíssima, porque quem ensina sempre está aprendendo e sempre deve aprender, como nos ensinou Paulo Freire.

Por isso, estou sempre estudando. Faço muitos cursos voltados para a minha área de formação e também muitos da área de arte. Acho que toda prática educativa tem que ter a arte no seu bojo. Desde a adolescência, componho músicas e já participei de alguns festivais. Sendo assim, as minhas expectativas para o curso são muito grandes. Quero aprender mais sobre MPB, me aperfeiçoar. Já li muitos livros que falam a respeito, mas quero mais. Quero aprender mais sobre instrumentos, harmonia, canção e levar esses conhecimentos para as minhas aulas. Sempre uso música na minha prática pedagógica. Principalmente, quando dou aula de Literatura. A música é uma arte que possibilita muitas coisas, que contribui para o aprendizado porque, através dela, muito conhecimento é adquirido. O curso vai me ajudar a ser um professor e uma pessoa melhor, porque o aprender faz isso com a gente.

Toda oportunidade de estudo é fundamental para qualquer professor. Quanto mais ensino, mais quero aprender. Por isso, me candidato à vaga.

Música comemorativa

Raulino Júnior: “A Música não sai da minha cabeça. Que alegria!”. Foto: autorretrato

Para Raulino, o ingresso no curso de MPB é a coroação de um movimento que ele vem fazendo com mais seriedade desde 2018. “Eu resolvi apostar em mim, correr atrás desse sonho com mais afinco. Então, naturalmente, fui me dedicando mais, estudando, fazendo cursos, conversando com pessoas mais experientes, trocando. Vale muito a pena acreditar que a gente pode e encontrar pessoas que acreditam. Eu fiquei sabendo desse processo seletivo da UFRB através de uma ex-colega do curso de Letras, Cinthya Coutinho, a quem eu prometi uma música, caso passasse. E vou fazer, porque sempre cumpro com a minha palavra. Cinthya é uma querida, mora no meu coração e sempre acreditou em mim. Serei eternamente grato”. Enquanto a música-homenagem para a amiga não sai, o compositor elege o reggae Com a Música, composto em 2006, como perfeito para comemorar a conquista: “Ele fala do meu encontro com a Música, do que ela pode proporcionar nas pessoas. No refrão, eu digo: ‘No momento certo/O amor vai rolar/Fique sempre perto/Eu quero te encontrar/Nada é por acaso/E nunca será/Um lindo romance/Pode começar”’. Profética e emblemática, não é? Confira a letra:

Com a Música
(Raulino Júnior)

Essa é pra você perder o tom
Essa é pra você se emocionar
Essa é pra fazer você delirar
Com a música

Essa é pra você agitar o som
Essa é pra você radicalizar
Essa é pra fazer você viajar
Com a música

No momento certo
O amor vai rolar
Fique sempre perto
Eu quero te encontrar
Nada é por acaso
E nunca será
Um lindo romance
Pode começar

Essa é pra você mostrar o dom
Essa é pra você se apresentar
Essa é pra fazer você celebrar
Com a música

Essa é pra você querer o bom
Essa pra você solidarizar
Essa é pra fazer você melhorar
Com a música

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s